Retrospectiva 2012

Bem, este ano foi muito “agitado”. Quando no inicio do ano publiquei a mensagem que estaria replanejando meu blog, tinha intenção de escrever com mais frequencia. No entanto, para minha supresa, este ano foi muito “agitado”. (recursividade intencional)

Logo em Janeiro, nós do grupo C/C++ do Brasil juntamente com a Microsoft Brasil, e em especial, colaboração do Programa MVP, organizamos um evento chamado C++ Renaissance, para marcar a importância e a atenção dada pela indústria global com relação ao código nativo, em especial a C++. O evento C++ Renaissance está registrado na página do Programa MVP. Eu fui um dos palestrantes, e falei sobre C++ AMP. Além disso, mais ou menos neste período viajei para Redmond com o objetivo de participar do GoingNative 2012 e fui o revisor técnico do artigo New Standard Concurrency Features in Visual C++ 11, que saiu na MSDN Magazine de Março de 2012 – meu nome é mencionado no final do artigo – maneiro, não é mesmo?

fabiog_cppamp

Até ai estava tranquilo, conciliar o trabalho, meus estudos, minhas aulas (de Scala, C++, C#, …), e os posts para o blog. Porém, sedento por conhecimento e desejando aprimorar meu lado cientista (da Computação), resolvi ingressar num programa de mestrado Stricto Sensu, focando minhas pesquisas essencialmente em Inteligência Artificial, Programação Paralela e Algoritmos. Consumindo mais tempo do que eu imaginava. Assim sendo, fui obrigado a administrar melhor algumas coisas, mas prioridades são prioridades e tenho um planejamento a seguir.

Após conhecer o conceito dos MOOCs, paralelamente as atividades citadas, resolvi encarar mais um desafio – participar de alguns dos cursos online oferecidos pelas grandes universidades. Na minha primeira iteração, conclui o curso Algorithms Part I de Princeton, ao qual obtive no exame final o score 18.25 de 20.00 – para minha felicidade, no artigo indicado do New York Times, existe a seguinte passagem: Most offerings are adapted from existing courses: a Princeton Coursera course is a Princeton course.

algo part 1 - Princeton

Neste tipo de curso, você pode ser apenas um participante sem se preocupar com as atividades e os testes – mas o legal, além do aprendizado, é saber o quanto você está preparado e capacitado para lidar com os desafios propostos – e no final receber a recompensa.

Surpreendentemente, um dos treinamentos anunciados pela Coursera foi o do Martin Odersky, o criador da linguagem Scala, ao qual venho ministrando alguns treinamentos aqui no Brasil:

fabiog_and_scala

Onde consegui um score de 98,9% de aproveitamento completando tarefas de programação como: algoritmo de compactação (Huffman) e inteligência artificial (implementando um solver para o jogo Bloxorz), além das outras, obtendo assim o certificado de conclusão com distinção:

scala statement of accomplishment

Só isso? Parece brincadeira, mas além de todas estas atividades (trabalho, mestrado, cursos no Coursera, etc…), a poucas semanas atrás conclui o curso de Matemática Aplicada (onde a maioria das aulas de 6 horas ocorriam aos sábados e domingos) – um dos cursos mais bonitos que assisti em minha vida (A Matemática é bela por si só, quando ensinada com maestria fica ainda mais bela):

fabiog_matematica_aplicada - 2012

Foi um ano duro, com um nível de sociabilidade e diversão bem restristo, mas com um resultado final muito gratificante e satisfatório – e tem muito mais pela frente nesta jornada. Trabalho duro, foco, dedicação e disciplina foram essenciais para me manter no caminho.

Dos poucos momentos de diversão consegui asssisitr alguns dos principais shows de Rock (Progressivo, Metal e Clássico) que estiveram aqui em São Paulo – Fates Warning, Dream Theater, Marillion, Rick Wakeman, Asia, Steven Wilson Band, Unisonic e a formação clássica do Viper:

shows 2012

Além disso, tive a oportunidade de visitar o The Elvis Experience, e relembrar algumas coisas da juventude:

The Elvis Experience

Alguns livros que iniciei em 2012 e pretendo dar continuidade em 2013:

books 2012-2013

E  o que está no meu iPad:

bookshelf_ipad

O que vem pela frente eu não imagino, mas tenho um planejamento a seguir neste próximo ano!

About Fabio Galuppo

I'm Software Engineer and Professional Trainer. I love Programming and Rock'n'Roll.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

6 Responses to Retrospectiva 2012

  1. Sua dedicação e paixão por CS é no minimo extremamente motivante 🙂 Keep up the good work man!

  2. Eu says:

    Descobri esse blog vindo do caloni, e fiquei abismado. Quanto conteúdo de boa qualidade! Parabéns!

    Vi uma pilha de livros aí, será que você se importaria de dar uma sugestão? Estou procurando algum livro bom que explica operações com sólidos (intersecção, união, extrude, essas coisas). A intenção é conhecer a matemática disso (discreta, já que a ideia é implementar) e quais são as estruturas de dados utilizadas para representar essas coisas (sólidos e as operações).

    Obrigado.

    • fabiogaluppo says:

      Olá Maxwell,

      Obrigado pelo feedback, espero quando tiver tempo publicar mais coisas neste blog!

      Quanto aos livros, acho que você está procurando informações sobre Geometria Computacional, correto?
      Naquela pilha de livros tem apenas 1 livro sobre Matemática e Programação para Computação Gráfica em 3D, não sei se é o que procura – apesar de ter muito conteúdo interessante nele: http://gamemath.com
      Mas, tenho outro(s) livro(s) sobre o tema Geometria Computacional. Em especial, tem um que pode ser um ponto de partida: Discrete and Computational Geometry, dos autores DeVadoss e O’Rourke – não tem quase nada de código, mas tem referencias para diversas obras. Aliás, o O’Rourke tem vários livros interessantes sobre o tema, de uma olhada no site dele: http://cs.smith.edu/~orourke/
      Outra coisa, se estiver interessado na implementação, estrutura de dados, etc… Recomendo fortemente você dar uma olhada no CGAL: http://www.cgal.org

      Grande abraço,

      Fabio Galuppo

  3. Guilherme says:

    Fabio,
    Estamos procurando alguém que entenda bem de C++ e se possível conheça o sistema Meta Trader 4,para fazermos um indicador especifico para nosso expert advisor, queria saber se podemos falar com vc ou se não puder nos indique alguém.

    Grato.

    Guilherme
    gtcamargo7@gmail.com

    • fabiogaluppo says:

      Olá Guilherme,

      Neste final de ano estou sem tempo para consultoria. Conheço bem C++, mas não conheço o Meta Trader (já ouvi falar dele por trabalhar um tempo no mercado financeiro). Espero que algum leitor do blog possa auxiliá-lo e entrar em contato!

Leave a comment